Fundo Social é um programa de responsabilidade social da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) que estimula o direcionamento de parte do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) e do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) a projetos sociais desenvolvidos no estado.
Acreditamos que o aporte contribui com o desenvolvimento social e econômico do Estado porque o dinheiro do imposto é investido em instituições locais, impactando nas comunidades em que estão inseridas e nas pessoas que atendem direta e indiretamente.
O Programa de Incentivo ao Esporte (PIE) é um programa de fomento a projetos esportivos e desportivos catarinenses, por meio de renúncia fiscal do ICMS (Imposto de Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação).
O Programa de Incentivo à Cultura (PIC) é um programa de fomento a projetos culturais catarinenses, por meio de renúncia fiscal do ICMS (Imposto de Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação).
A Lei nº 14.260/2021, conhecida como Lei de Incentivo à Reciclagem (LIR), é uma iniciativa que promove o fortalecimento da reciclagem no Brasil por meio de incentivos fiscais. Seu objetivo é fomentar projetos que estimulem a economia circular, reduzam a geração de resíduos e ampliem o uso de materiais recicláveis e reciclados, contribuindo para a sustentabilidade e a inclusão social.
O depósito do valor destinado deve ser feito diretamente na conta bancária específica do projeto. No momento da declaração clicar em “Doações”, depois em “Novo”, selecione o tipo de doação, informe o valor doado, o CNPJ da entidade e o nome da instituição beneficiária.